sexta-feira, outubro 22

Jardim da Parada

14h33min - Café Triângulo da Parada, junto à Travessa de Cima dos Quartéis.

Fica ali junto à Ferreira Borges, mesmo no meio de Campo de Ourique. E ali ao lado do Jardim da Parada, onde os galos convivem com as pessoas e as galinhas ao lado de carros e carteiristas numa estranha harmonia que desafia toda e qualquer forma de lógica, há um Quartel Militar(salvo erro Quartel de Sapadores) que tem para mim um significado muito especial... para quem me conhece bem, sabe ou desconfia que ali, há mais de cinquenta anos se desenrolou uma história com tanto para contar que mil vidas normais não bastariam para a viver. Junto a este Quartel Militar, ao lado, mesmo ao lado, há uma pequena rua que se chama Travessa de Cima dos Quartéis, e que de facto fica por cima do Quartel, e é vizinha, do lado da Rua de Campo de Ourique, da Travessa de Baixo dos Quartéis. Mas isso é outra história...
Agora que estamos situados, no espaço e no tempo... camandro, vamos ao substrato... estava lá eu no dito café, tomando o meu cafézinho (o quinto do dia, porque o dia ainda ia a meio) com o copo de água da praxe, quando entra um caramelo vestido de cabedal preto e declama tal e qual:
"Ó Quim, se não te importas, empresta-me um dos teus palitos."
Eh pah, porra, eu não podia deixar passar esta... foi bonito! Depois, mais nada...

Sem comentários: