domingo, janeiro 29

A ingenuidade eterna do poeta inconstante



"Grasping" por Joana Dias

entrego-me 'a escuridão enquanto (des)espero pela saudade do teu abrigo.
sei que cada dia me torno mais indiferente e mais frio.
a vida deu-me o dom de me moldar à tua vontade,
assim serei, foi o que fizeste de mim.
espero-te na maior de todas as esperas,
enquanto a janela do tempo não fecha,
o vazio não passa,
o corpo não aquece,
a alma não esquece.
(...)

sexta-feira, janeiro 27

Coisas e Puncarias

Estava para aqui a pensar nisto.. ainda há quem me leia nestas entrelinhas feias que aqui deixo. Masturbação psíquica que não leva a lado algum, é apenas e tão só isso que pesquisam... posso escrever penalti com seis palavras (marcação de livre de grande penalidade) ou gritar bem alto que sei o sentido da vida, desde que não o partilhe com ninguém.. e é precisamente isso que melhor sei fazer.

"This way, follow me" por Valter Elias
Tenho uma caixinha de surpresas vazia, de onde retirei o papel precioso que a enchia (olha, estraguei a minha surpresa) para a encher de boas lembranças. Não que o papelito fosse feio, ou tivesse dizeres com maus. Não era nem tinha. Era um papelito bom, com dizeres bonitos... dizia que eu era muito engraçado, mas de uma forma e com um jeitinho tal!!! Até eu acreditei nesse tal de papelinho.

"Ilumina-me na imensidão azul" por Pedro Moreira
E agora, senhores da recta descendente, a estrada que todos os dias me guia torceu-se e retorceu-se... disse-me um dia: "Sou Hiv +". Na boa, consigo perceber que alguém tenha de me transmitir esta informação sem eu a ter pedido. Mais nada agóia, só um pensamento difuso em forma de caracol... era uma espiral desmesurada que se avolumava na minha cabecita.. eram dois passos largos, largos demais para a perna e para o pé que os quis dar, como se a estrada corresse debaixo de mim, para me ver estatelar ali tão perto, sobre ela com dois pingos de sangue esfarrapado naquele empedrado de alcatrão.

"Juízo Final" por Luís Pinto
Soube-me conhecer, soube-me escutar, apreendeu coisas tais que a vida não explica, coisas mais que as palavras não existem para as descrever, ainda que se soubesse fazê-lo. Não me soube ver, tal como fui... na minha segurança infalível, qual ilha remota onde miras uma réstia de esperança para a vida que te foge e escorre pelas frestas de quatro dedos, não me distinguiu a faísca que o vírus fez renascer no meu canto de olho verde marado, e nem percebeu que me doeu. Tanto que nem quis saber da sua mágoa, da sua tolerância à injustiça. Vi que sei errar de uma forma quase correcta, sem que ninguém me note... e não me sinto já engraçado, apenas um ponto seguro para mim, somente para mim e mais ninguém. Nem para ti que me dizes ter a vida a prazo, presa por dois remédios que ousas não tomar, em desafio idiótico ao mundo dos grandes. Sabes mais que a vida, sim senhor. Sabes de entrega, de devoção, de amores de mágoas, de dores de coração, sabes da vida, sabes sofrer, sabes chegar para cá ficar! Dói-me esta partida imposta que ainda não chegou, para a qual contamos os dias que me custam a passar pelo teu sofrimento (que mais hão-de custar pela tua ausência), mas que não te custam nem te dóem, tu que dás o tempo ao mundo e a quem o mundo tirou tempo demais, foges de mim quando converso com tristes, e corres por mim se nem me chego a levantar. Ris por mim, sentes mais num segundo que eu sei sentir o ano inteiro, porque vais e porque sabes mesmo que é esse o teu destino. Falas-me de uma sorte que não chegas a conhecer, porém anseias para que seja eu a crer nela... não te percebo, não te sei ver com estes novos olhos. És tu aqui deitado a chorar as minhas lágrimas, queres ser eu aí pertinho, mirando pela janela os putos que correm ao dentista com as mães enganadas e os pais de gravatas bordeaux. Eras tu aquele puto ainda há tão pouco... que nos sentámos a falar de dias que vêm, que discutimos sentados Deus e o sagrado, sexo e as miúdas... contei-te tudo para que morresse contigo, mas não queria mesmo que fosse assim.

quinta-feira, janeiro 26

Sonhei Contigo!

Um sonho estranho e ao mesmo tempo trouxe-me coisas que pensei que não existiam mais, coisas que estavam completamente arrumadinhas naquela caixinha a que chamamos coração.
Quando se ama de verdade não há tempo que apague esse sentimento. É como se algo crescesse dentro de nós e nos acompanhasse para sempre, até sermos velhinhos!

"Memory of a morning dream" por Peter Cernat
Quase 10 anos depois, por acaso e sem propósito, sonho contigo e consigo acordar impressionado, arrepiado e a pensar que apesar de não fazeres parte da minha realidade (porque a vida achou que não era comigo que devias ficar) ainda estás cá dentro e o simples facto de apareceres no meu sonho para me baralhares a cabeça e o corpo, é o suficiente para entender que há sentimentos que ficam para sempre!
Senti o sabor do teu beijo, o calor do teu corpo, ainda que de um sonho se tratasse e mesmo acordado, consigo fechar os olhos e sentir as mesmas coisas.Voltei a ter 16 anos e a ter-te nos braços como um adolescente apaixonado a quem ninguém consegue roubar os sonhos.
Catastrophic Dream por Evilgram

Aos 26 anos, não sou nada! Tudo o que sonhei despareceu no meio de imprevistos, azares, enfim.... A solidão mostra-nos a comparação entre ter tudo e perder tudo! E é essa a minha realidade.

Quando se ama com a alma e o coração todo, esse sentimento é para sempre!


:: Publicado por karinalexOliveira em Karen's BLOG (adaptado por mim)

terça-feira, janeiro 24

Secret smile



"Nobody knows it but you've got a secret smile
And you use it only for me

So use it and prove it
Remove this whirling sadness
I'm losing, I'm bluesing
But you can save me from madness"

domingo, janeiro 22

Pufpuf

Começou aqui outro dia... não sei como foi por aí! Nasceu o sol, bateram já as 12 badaladas da torre da igreja! Aqui na aldeia já todos votaram... enfim, todos menos eu, que ainda vou aturar o padre ao lado da urna a dizer-me para votar em consciência.


O que me safa é que a filha Agustina do Antero Couves está de baixa e nem sequer foi à missa também! Vou relembrar isso ao Sôr Padre, na esperança que tal possa distrai-lo da minha ausência prolongada. Deus está comigo, porque haveria eu de ir ter com ele?

quinta-feira, janeiro 19

Closer



Larry: What were you so sad about?
Alice: Life...

Amizade, uma espécie de miragem

Desde sempre tenho sido um tipo abonado por ter tantos amigos, palavra de honra. Tenho aprendido que o factor tempo é preponderante na conservação das mesmas... Um gajo não telefona, deixa para amanhã, adia, programa mas deixa de cumprir, e vendo bem a coisa, a distância aumenta, os dias tornam-se meses, os meses em anos... mas um gajo continua a não dar sinal de vida. Quando dou conta das coisas já lá vão um par de anos e nunca mais os vi. Vai daí concordo com a máxima do presente é que conta e da tanga do viver intensamente o momento, mas só com base nesta merda que escrevi por cima senão não faz grande sentido. Coisas da vida...

Presidenciais aqui à porta

Só quero deixar o meu testemunho desta campanha para a Presidência da República Portuguesa... o que por cá se passa é, em duas palavrinhas, im-pressionante! Temos quatro senhores que podem sacar alguns votos aos eleitores tugas, três de esquerda e um de direita, para contrariar a situação na Europa, em que é costume haver mais candidatos de direita (bem como mais partidos dessa mesma ala). Falar de política sem saber distinguir esquerda de direita, é pura ignorância... Não são caras, aqueles indivíduos defendem ideias, todos os quatro.


Todos eles têm alguma obra feita, seja como parte integrante de qualquer governo, seja como participantes activos na oposição. Eu avalio os políticos pelo que fizeram, pela herança que deixaram e pela sua postura no palco dos media. Aquilo que me dizem, aquilo que dizem dos outros... não me traz nada de novo; não detectam entre eles falhas que eu não tivesse visto, não me recordam nada que tenha esquecido.. Não é por aí que vão lá.. projectos, pretendem-se projectos de futuro, pois é aí que vão exercer o cargo para o qual agora se candidatam. Ainda vi muito pouco, ainda não ouvi quase nada, o que é triste para umas eleições presidenciais, não sabemos muito bem o que pensam eles relativamente a um sem número de encruzilhadas que se nos avizinham enquanto Tugas.


Individualmente, temos o Sôr Soares à cabeça com o Professor Cavaco. Quem nos segue, de há um tempo a esta parte, já se terá apercebido como somos fans do Sôr Soares... já se reformava o Bochechas, com todo o respeito. A malta não se esquece dele, seria impossível com todos os seus «actos heróicos» do passado... diz quem viu, que Portugal foi cobarde pela sua inacção, foi pedinte pelas suas mãos e criminoso pelos seus pseudo-valores esquerdistas conservadores. Não sei, não estive lá... só o vi perdoar o Otelo (Comandante das FP25 - força criminosa que assassinava malta Tuga por desporto por esse país fora).. vi duas das suas presidências sucederem-se, sem perceber o que raio é que fazia afinal um PR.


O Professor Cavaco é julgado pelos tabus que criou neste país, por não querer falar demais e não gostar de se expor... o pessoal confunde esta posição com mania de superioridade; o Homem não tem ambições desmesuradas e está-se um bocado a cagar para a merda que circula pelos palcos políticos. Alheia-se dela, paira sobre a mesma com críticas distantes mas certeiras que desfere quando,de longe a longe, abre o bico para opinar.


Fomos, com este indivíduo como líder de governo, protagonistas enquanto nação, de uma recuperação económica que nos faria a longo prazo aproximar dos restantes parceiros europeus, superámos pela única vez enquanto parte integrante da UE, o crescimento da média europeia, crescemos mais nesses dez anos do que nos dez anteriores somados com os dez posteriores à sua governação... deixou trabalho feito pelo seu executivo, que no segundo mandato de governação socialista que sucede ao seu abandono da política activa (com o consequente vácuo político deixado na direita social democrata - aqui de facto, o professor não preparou a sua saída de cena) ainda era posto em prática.


Ainda mais, nesse dito segundo mandato socialista, quantas vezes não vimos nós o Sôr Guterres e Companhia inaugurarem obras mandadas erguer por Cavaco??? Foi a herança deste indivíduo, e a sua obra... foi autoritário? Foi, de facto. Mas sem se tornar ditador, sem explorar as fraquezas da lei ou da democracia.. foi-o com toda a legitimidade porque o mandatámos para isso. Para exercer um cargo, não para ser algo.....


Temos ainda o poeta Alegre, confesso que não desgosto dele... Contudo julgo que a sua maior ambição será ficar à frente do Soares. Espero estar enganado. É uma pessoa um bocado aérea, parece-me um despistado ideológico à deriva, em género de anjo caído que não percebeu a transição.. mantém os traços originais, a postura saloia e coerente de quem não pensa para agir, mas filosofa para viver. Reconheço-lhe o jeito para encantar com palavras - deveria ter sido contador de contos para crianças num qualquer programa matinal infantil.


O Louçã está aí para as curvas, é um homem convicto, que já se apercebeu que terá de «amolecer» o discurso para cativar as massas... o próprio Bloco já se apercebeu disso, e após conquistar o seu espaço começa a vergar princípios perante o seu próprio peso. Tem de ser, era inevitável que tal acontecesse, e começo a gostar cada vez mais daquilo que eles representam.

A ber bamos, quando as urnas chegarem às escolas deste país já devemos saber melhor o que raio é que estes quatro senhores pensam fazer com isto... ou não!

sábado, janeiro 14

Goodbye My Lover

Eu te desapontei ou te deixei pra baixo?
Eu deveria estar me sentindo culpado ou deixar os jugamentos no desdém?
Porque eu vi o fim antes de começarmos,
Sim, eu vi, você estava enganada e eu sabia, eu havia ganho.
Então eu peguei o que é meu por direito eterno.
Retirei sua alma dentro da noite.
Isso talvez acabe mas não pararia ali.
Eu estou aqui por você se você apenas se importar.
Você tocou meu coração, tocou minha alma.
Você mudou a minha vida e todos os meus objetivos.
E o amor é cego, e disso eu soube quando
Meu coração foi enganado por você.
Eu beijei seus lábios e segurei sua cabeça.
Compartilhei seus sonhos e compartilhei sua cama.
Eu te conheço bem. Conheço seu cheiro.
Eu fui dedicado à você.

Adeus minha amante.
Adeus minha amiga.
Você foi a única.
Você foi a única pra mim.

Eu sou um sonhador mas quando eu acordo,
Você não pode partir meu espírito - são meus sonhos que você pega.
E quando você for adiante, lembre-se de mim.
Lembre-se de nós e de tudo que costumávamos ser.
Eu vi você chorar. Eu vi você sorrir.
Eu assisti você dormir por um momento.
Eu seria o pai de seu filho.
Eu gastaria uma vida com você.
Eu sei seus medos e você sabe os meus.
Nós tivemos nossas dúvidas mas agora nós estamos bem,
E eu te amo, eu juro que é verdade.
Eu não posso viver sem você.

Eu ainda seguro suas mãos nas minhas.
Nas minhas enquanto estou adormecido.
Eu carregarei minha alma à tempo,
Quando eu estiver ajoelhando aos seus pés.

Eu sou tão vazio.

James Blunt
P.s Rendo-me ao silêncio

segunda-feira, janeiro 9

O que vejo


- foto tirada na carregueira por Cavalero



Foi num dia sem destino
Que minha vida perdi
Embora estivesse vivo
Nada mais senti

sexta-feira, janeiro 6

Imbóia

Tenho uma vontade imensa de ir-me embora...
Só ainda não sei para onde, porquê, quando ou como...