quarta-feira, março 29

O Ciume


Porquê???

Porque é que existe este sentimento a que muitos teimam em chamar de ciume??? Mas o que é o ciume???

Existe ciume diverso sendo aquele ciume de quem mais amamos o mais comum, mas não podemos também desprezar os ciumes que sentimos quando alguém faz mais que nós, quando nos supera em algo. Já ouvi muitas pessoas afirmarem que não têm ciumes, acabando por manifestá-los mais tarde ou mais cedo, sendo que continuam convictos de que os não têm. Pobres coitados.

O ciume não é algo que nos diminua nem um defeito, apenas uma característica inata do ser humano, que odeia, ama, inveja. Um ser imperfeito.



O ciume de quem amamos (ver essa pessoa com outra, ver alguém interessado por essa pessoa...), é o mais saudável, pois faz-nos ver até que ponto essa pessoa é importante e até que ponto precisamos dela, não significando no entanto que quem maninesta mais os ciumes seja quem mais ama, não. Os ciumes neste caso específico servem bem mais para a pessoa que os sente, pois propicia a introspecção e o desenvolvimento de um amor mais profundo, forte e saudável. Pobre coitado daquele que não tiver ciumes.

O ciume daqueles que fazem mais que nós, acaba por ser uma vez mais, positivo, desde que não seja levado a extremos. É positivo quando a pessoa alvo do ciume não sai lesada, e o(a) ciumento(a) aproveita este ciume para melhorar a forma de encarar a vida, e de melhorar tudo aquilo onde foi superado(a), e assim se torna uma melhor pessoa, mais capaz, mais forte e mais determinada. Pobre coitado daquele que não tiver ciumes.

A vida é para ser encarada sempre de forma positiva, e tudo aquilo que fazemos no dia-a-dia pode ser aproveitado para o nosso desenvolvimento e aprendizagem, até aquilo que muitos consideram um defeito, o CIUME.


Acreditem no que vos digo, pois quem vos fala já foi um pobre coitado.

1 comentário:

Cemideias** disse...

O amor é cego...
O ciúme vê de mais...